a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Vice-presidente do TSE reafirma segurança das urnas eletrônicas

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Vice-presidente do TSE reafirma segurança das urnas eletrônicas

Vice-presidente do TSE reafirma segurança das urnas eletrônicas

[ad_1]


Até o momento, não há nenhuma demonstração de que tenha havido qualquer desvio na aplicação concreta do sistema, segundo o ministro Edson Fachin A segurança do sistema de urnas eletrônicas foi reafirmada hoje pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin. Ele afirmou que a divulgação de notícias falsas, que classificou de “irresponsável”, dilui instituições e destrói a liberdade de informação.

“O sistema de totalização foi checado e afirmado como íntegro e apto para apresentar os resultados, como tem sido feito desde 2002 até os dias presentes, produzindo confiança”, afirmou neste sábado, após cerimônia de verificação de assinaturas do sistema de totalização dos votos. “O sistema de segurança do TSE é sólido.”

Acrescentou que não há, até o momento, nenhuma demonstração de que tenha havido qualquer desvio na aplicação concreta do sistema.

O ministro classificou de “infundadas e irresponsáveis” as suposições de fraudes durante as eleições. Essas não contribuem para o fortalecimento das instituições democráticas, afirmou.

“Nenhum país se mantém como estado democrático se diluir suas instituições”, disse. “E o Poder Judiciário, ao lado do Legislativo e do Executivo, da imprensa e de outros representantes da sociedade são muito importantes.”

Ele ressaltou que o TSE combate notícias falsas desde as eleições de 2018. “A notícia que se reputa falsa deve ser sempre checada, até porque há liberdade para veicular fatos e narrativas, mas ninguém tem o direito de destruir essa liberdade propagando notícias que não são verdadeiras.”

Fachin destacou a importância do voto neste domingo. “O voto é um instrumento poderoso para admitir ou demitir os gestores públicos de suas cidades”, disse. “Não deixe de fazer, exceto se houver a recomendação explícita de autoridade sanitária.”

Ele recomendou a quem for votar que utilize a máscara de proteção ao sair de casa. Na seção eleitoral, que respeite o distanciamento nas filas e evite aglomerações. “Comparecer às urnas amanhã é fazer a diferença”, ressaltou.

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.