a
Todos os direitos reservados 2023
Cardoso Advogados Associados
.
CNPJ 24.723.912/0001-50

9:00 - 18:00

Abrimos de Segunda - Sexta.

(21) 3189-6625

Aguardamos pelo seu contato

Search
Menu

Relator dá parecer favorável a projeto de autonomia do BC

Cardoso Advogados Associados > Blog Cadv  > Artigos Jurídicos  > Legislação  > Relator dá parecer favorável a projeto de autonomia do BC

Relator dá parecer favorável a projeto de autonomia do BC

[ad_1]


O relatório veio nos moldes do texto aprovado pelo Senado no ano passado O relator Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) protocolou nesta sexta-feira parecer favorável ao projeto que dá autonomia para o Banco Central. O relatório veio nos moldes do texto aprovado pelo Senado no ano passado.

Em seu parecer, o parlamentar destacou que a pandemia mostrou a importância da estabilidade de preços e que os beneficiários do auxílio emergencial perceberam um aumento da inflação pela elevação de preços de itens básicos de consumo.

“É, portanto, papel do Banco Central do Brasil defender a nossa população de aumentos de preços, que afetam os mais pobres, ainda muito mais do que aqueles mais favorecidos. É precisamente em defesa dos cidadãos mais pobres e desfavorecidos que uma política severa de combate à inflação se faz necessária. Nesse sentido, um banco central autônomo é seguramente mais eficiente na busca de baixa inflação”, escreveu Costa Filho, em seu relatório.

Ontem, a maioria dos líderes decidiu incluir a proposta na pauta do plenário da Câmara da próxima semana. Apesar de contar com aval de lideranças governistas e independentes, o texto deve enfrentar resistência da oposição. O projeto cria mandatos para o presidente e diretores do BC, para evitar “interferências políticas” para redução dos juros, mesmo com a inflação em alta.

Pelo texto aprovado pelo Senado, com o aval do governo e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a autoridade monetária manterá a missão de assegurar a estabilidade monetária, mas passa a também perseguir, “na medida de suas possibilidades”, o fomento ao pleno emprego no país, em uma espécie de duplo mandato “light”.

O relator se reunirá com o ministro da Economia, Paulo Guedes; com o presidente do BC, Roberto Campos Neto; com os presidentes da Câmara e do Senado e com líderes partidários entre segunda-feira e terça-feira para discutir o projeto.

Banco Central, em Brasília
Reprodução/Facebook

[ad_2]

Source link

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.